A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

sábado, 20 de novembro de 2010

A técnica na hora certa!

A forma dança-teatro alemã – tanztheater – foi inicialmente desenvolvida por Rudolf von Laban(1879-1958) nas primeiras décadas do século XX, tendo como principal objetivo o delineamento de uma linguagem apropriada ao movimento corporal, com aplicações teóricas, coreográficas, educativas e terapêuticas.
A expressao forma nao poderia ser a mais certeira em se tratando de "limpeza" dos movimentos.Toda açao deve ter uma jutificaçao interior, coerente e real.
Atores que nao sabem onde colocar as maos em cena, ou que ficam andando de um lado para o outro do palco precisam entender que nenhuma açao pode estar isolada do contexto.Isso demonstra amadorismo.
Laban deixou isso bem claro,se em cena o ator tem que escovar os dentes , que escove ,sinta e viva aquele momento.Cuidado!Repetiçoes de movimentos e gestos tambem cansam!
Mas é claro que tudo depende da prosposta.
Precisamos aprender a usar a técnica na hora certa!

Numa coreografia é a mesma coisa,um bailarino ao executar um passé e em seguida uma pirueta, ele tem que deixar bem claro em qual das 6 posiçao esta executando seja no incio do passé e no término.
A tecnica de Laban, não é simples e nem é complicada, é coerente com a estetica visual.Sua intençao é que o espectador veja a cena com mais clareza e objetividade.
Isso não quer dizer que não exista o subjetivo da arte.
Essa teaoria deveriamos utilizar em nossa vida a todo momento.Como?
Isso mesmo, gastamos energias vitais com açoes desnecessarias.Muitas vezes temos que tomar tal postura,nos vestir de personas para nos adequar a sociedade.Isso nos desgastas fisicamente e enocionalmente.E isso tambem ocorre no palcoquando as cenas estao desconexa.


Quais as cenas que voce tem se utilizado.Realmente elas sao importantes?
Teatro na vida tambem precisa de tecnicas, quem dirá no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário