A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mikhail Baryshnikov

Confira a vida e obra do bailarino russo Mikhail Baryshnikov e mais dicas de livros e filmes sobre dança.

Mikhail Baryshnikov
Nascido em Latvian em 1948, o bailarino-ator Mikhail Baryshnikov começou sua carreira de bailarino relativamente tarde, por volta dos 15 anos. Mas em apenas alguns anos, virou solista do Ballet Kirov de Leningrado em meados de 1969. Durante a tournée no Kirov no, ele fugiu, reaparecendo após alguns dias nos Estados Unidos solicitando asilo político. Baryshnikov inicialmente se juntou ao A.B.T. (American Ballet Theater) como principal bailarino (1974-1978), após mudou-se para o George Balanchine’s New York City Ballet (1978-1979). Na Cia de Balanchine, interpretou obras como: O Filho Prodígio, Night Shadow, O Soldado e a Bailarina, Tchaikovski Pas-de-Deux e outras. Em 1980 assumiu a direção do A.B.T. onde ficou por 10 anos.

Em sua estadia no A.B.T. dançou com grandes bailarinas, entre elas a maravilhosa Natalia Makarova; Gelsey Kirkland com quem firmou parceria logo quando chegou aos Estados Unidos; Márcia Haydée, com quem atuou no espetáculo Hamlet que foi encomendado pelo próprio A.B.T.,com música de Aaron Copland com uma coreografia criada especialmente para Baryshnikov. Deste mesmo espetáculo também participaram Rudolf Nuryev, Eric Bruhn, Natalia Makarova e Gelsey Kirkland.

No cinema, foi em 1977 que Baryshnikov estrelou em seu primeiro filme “The Turning Point”, co-estrelando Shirley Maclaine e Anne Bancroft (ambas ex-bailarinas). O filme foi um sucesso do início ao fim, e o imigrante soviético recebeu indicação para o Oscar por sua magnífica atuação e sem dúvida pelo seu incomparável talento para dança. Baryshnikov se entrosou com o cenário de Hollywood facilmente, e teve um romance com a lindíssima Jessica Lange, com quem teve uma filha.

Em 1985, retornou em outra sólida performance no filme “White Knights” o qual conta a história de um astro do ballet que foi raptado e levado de volta à União Soviética.

Nos últimos anos Misha (jeito com o qual é chamado pelos amigos) tem feito produções caseiras. Uma de suas últimas aparições foi no seriado “Sex and the City” onde contracenou com a atriz Sarah Jéssica Paker.
Apesar dos problemas nas articulações, Misha continua a trabalhar e é lembrado como um americano pelo seu estilo de vida.
Baryshnikov é pai de três crianças com sua companheira a bailarina Lisa Rinehart.

Em Vídeo
O Sol da Meia Noite - Protagonizado pelo próprio Baryshnikov, conta a história de um bailarino soviético nos EUA e que é aprisionado pela KGB. O filme ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

Em Livro
Márcia Haydée: uma vida para a dança – Escrito por Márcia Haydée e Telma Mekler, o livro conta a história de vida da bailarina, passando por dificuldades, vitórias, amigos, amores. Um livro lindíssimo que vai deixar qualquer pessoa emocionada, até aqueles que não são amantes da dança.

Saudades
Faleceu no dia 10/03/2005 às 13 horas o bailarino, coreógrafo e professor Denis Gray. Um homem que para o mundo do Ballet no Brasil dispensa apresentações. Falecendo aos 83 anos este homem dedicou sua vida inteira para o engrandecimento da dança em nosso país. Tendo sido um grande artista interpretou brilhantemente todos os papéis a ele destinados e como professor formou gerações de bailarinos e dedicou sua vida ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, transformando aquele lugar em sua casa e seu templo.

Seu corpo foi velado no foyer deste teatro e esteve aberto a visitação pública no dia 11/03/2005 de 9:00 às 15:00. Às 14h30 foi feita uma solenidade em homenagem ao nosso grande mestre.

Esta é mais uma oportunidade de deixarmos os nossos respeitos ao mestre e mais uma vez nos reverenciarmos como seus eternos alunos.

Luiza Bandeira é bailarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário