A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

sábado, 25 de setembro de 2010

Teatro na escola.

Não vejo outra função do teatro na escola se não
for de cunho pedagógico.Mas é claro que por isso não deixara de ser arte.E isso dá possibilidade para a criança se colocar no lugar do outro (personagem)e assim experimentar o mundo sem correr riscos"
Quando este tem o contato com a arte do teatro e acrescento a dança, a musica isso os possibilita na perda contínua da timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. "O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante",
A linguagem lúdica, multifacetada e pouco dependente da escrita é ideal para colocar em cartaz com a garotada espetáculos sobre a cultura local ou os acontecimentos cotidianos, por exemplo. A atividade desenvolve a oralidade, os gestos, a linguagem musical e, principalmente, a corporal.

Segundo Ingrid Dormien Koudela, consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área "O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante".

Tudo o que é feito no teatro tem sempre um objetivo humano. O fenômeno humano, com suas adequações e inadequações ao meio social, prevalecem nas artes cênicas. É o homem que se torna intermediário do homem em todos os termos. A cena estabelece um elo vital entre aqueles que a fazem e os que o a assistem , um elo vital .
Teatro é um excelente recurso pedagógico , quando usado com bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário