A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A danca na escola,pode ser uma faca de dois gumes.


A educação dos corpos na escola esta alem do entendimento do corpo,como apenas um um material resultante da acao da natureza.
O corpo e um instrumento cultural.Tem sua construcao no contexto em que esta inserido, sendo produzido nas relações que ali se estabelecem na medida em que os significados culturais que cada grupo social estabelece para si, se inscrevem no corpo.Isso possibilita identificar o que é considerado, por exemplo, bonito ou feio, magro ou gordo, atlético ou raquítico, apto ou inapto.
Esta ideia,precisa estar clara nas escolas e requer bastante atencao,onde circulam discursos e práticas que educam os sujeitos tanto para a inclusão como para exclusão, para a competição e para a colaboração ou ainda para serem expressivos ou embotar sua expressividade.
Os conteudos sao decisivos nesta construcao.





Neste pensamento,cito a danca como uma ferramenta que amplia a experssividade dos escolares,pois,permite a gestualidade humana como uma linguagem expressiva.
Precisamos entender que o MOVIMENTO, nao acontece no abstrato.Acontece atraves da criacao ,imaginacao das pessoas em diferentes contextos.Porem e preciso tomar muito cuidado com o ensino da danca.Pode uma faca de dois gumes.Ela pode educar ou DESEDUCAR.


O movimento e então,acoes de comportamento, que acontece no interior de uma interdependência relacionada ao sentido.Portanto o movimento esta repleto de simbolos cujo e determinante a contrucao da cultura.


Levando em consideracao que a danca tem um potencial criativo, constitui-se como um desafio para os educadores entender que a danca abre um espaço para sensibilidade,criatividade,expressividade ,logo ,para educacao.
A danca propcia condições para que alunos expressem não aquela gestualidade massificada pelo campo midiático mas, uma expressividade que diga de si, das suas marcas identitárias sejam elas de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade. que faça de seu corpo expressão em movimento.


MOVIMENTE-SE .DANCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário