A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aplaudir ou não aplaudir!Eis a questão!



O homem vive criando.Criou objetos para satisfazer as suas necessidades diárias.
Na antiguidade criou movimentos expressivos para se comunicar.Criou ferramentas para cavar a terra,utensílios para cozinhar,a roda , o avião, o telefone , o celular,a internet o Ipad,Ipod e robos que substituem empregadas domésticas.
Desde que o hoemem existe ,ele já é um artista.
Ele cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Necessiatmos de arte porque a usamos naquilo que chamamos de função da arte que pode ser ...feita para decorar o mundo... para espelhar o nosso mundo (naturalista)... para ajudar no dia-a-dia (utilitária)...para explicar e descrever a história...para ser usada na cura doenças... para ajuda a explorar o mundo.
Isto tem acontecido?

Nem sempre entendemos a arte, mas normalmente ela basta ser sentida.
Esse cuidado todo artista deve ter.Sentir a arte sem entender é aceitável,mas entende la sem sentir não é arte.Melhor seria se toda forma de expressão tivesse uma razão de ser.Um conteúdo interessante é remedio para olhares vazios, e de platéias surdas.Daí seria pedir demais ne?!

O que tem motivado o artista a criar?Para qual público o artista tem criado?
O cenário Brasileiro está repleto de melodramas que conseguem extrair toda forma de risadas do público.Talvez essa intenção não seja consciente mas os cofres públicos aplaudem essa idéia .

Fazer arte no Brasil é fácil.Dífícil é assistir a tudo e aplaudir de pé.

Aplaudir ou não aplaudir?Eis a questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário