A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pra cada fibra muscular um exercício!

Primeiramente é preciso saber a diferença de atividade física e exercício físico.
Atividade Físca é um meio e Exercício é o fim.Um exemplo,trabalhando o indivíduo está fazendo atividade física,e ao dançar a pessoa está fazendo um exercício Físico.
O exercício é uma atividade ativa, portanto, demanda muita energia. A quantidade de ATP de reserva que se tem no organismo é muito pequena: só é capaz de ser utilizada em contrações que duram, no máximo, 3 segundos. Então, o organismo desenvolveu, ao longo dos milênios, a capacidade de ressintetizar o ATP.
A musculatura esquelética possui um sistema muito eficiente (de, aproximadamente, 20%) de transferência de energia química, do ATP, em energia mecânica, dos movimentos. A energia que obtemos para ressintetizar ATP vem dos alimentos.
Sabendo disso,a alimentaçao é importantissima para a obtençao de um bom resultado ao se realizar exercícios físicos.
Outro fator importante para o êxito de um bom resultado após os exercicios são os tipos de fibras musculares e tipos de exercicios que estão sendo relacinados.
Os mamíferos possuem miócitos do tipo I e do tipo II. As fibras musculares do tipo I têm características que as tornam adaptadas para exercícios aeróbicos; são as fibras lentas e vermelhas, pois possuem mais mioglobina.
As do tipo II são rápidas, adaptadas para exercícios de potência, principalmente a fibra do tipo II-B. A do tipo II-A é intermediária entre a do tipo I e II.
O que determina a fibra ser do tipo I ou tipo II é sua inervação, logo, isso é determinado geneticamente, porém, a mudança de II-A para II-B e vice-versa é bastante plástica e dependente de treinamento físico. Se um indivíduo treina aerobicamente, as fibras do tipo II-B se tornam II-A, pois se tornam mais parecidas com as do tipo I. Se o treino é anaeróbico, as fibras do tipo II-A se transformam em II-B.
Todos os músculos do organismo possuem proporções diferentes de fibras, dependo da ação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário