A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Métodos do Ballet Clássico

Existem alguns métodos de formação do ballet clássico .
Os três dos maiores programas e mais utilizados são as Cecchetti, russo Vaganova e Royal Academy of Dance (RAD. Eles têm todos os níveis para todos os bailarinos do iniciante ao aluno mais experiente e que todos eles têm suas vantagens e desvantagens.
Em 1920 foi fundada a Royal Academy of Dance (RAD), por um grupo de professores de ballet. Ao longo do tempo, estes cinco professores e seus sucessores criaram um sistema para ensinar a dança para os alunos que tem crescido sendo um dos mais populares programas de dança no mundo.
A técnica Cecchetti foi desenvolvida a partir dos ensinamentos do grande ballet Enrico Cecchetti pela Sociedade Cecchetti. É um completo programa desenhado para treinar bailarinos para o trabalho profissional. A notável ênfase no programa de Cecchetti é que o fluxo de armas e de mistura de posição para a posição mais do que qualquer outra técnica. Essa técnica de Cecchetti que formou o núcleo do programa no National Ballet School do Canadá, durante muitos anos, mas agora passou a ser a técnica russa.

O método russo é nomeado após a técnica de Vaganova e derivadas dos ensinamentos de Agrippina Vaganova, que foi a diretora artística do Kirov Ballet, durante muitos anos. No método Vaganova, os bailarinos trazem a atenção para as suas mãos num fluxo não invisível de uma posição para a próxima, como no método Cecchetti, as mãos vão ficar para trás e virar no último momento. No método Vaganova os exercícios para cada nível não estão definidos como elas são para o RAD ou Cecchetti . Cada professor monta a sua própria aula, de acordo com as orientações dadas a eles e os alunos em sua classe. É o método Vaganova que constitui o núcleo do programa no Royal Winnipeg Ballet School.

Importante:
Cada técnica tem também o seu próprio sistema de nomeação para a direção da face, as posições dos braços, arabesques, e alguns passos da dança. Por exemplo, a posição do braço conhecida como “bras bas” no RAD é conhecido como “quinto en bas” no Cecchetti e como “preparatória” no Vaganova. No entanto, as cinco posições básicas dos pés são as mesmas em todos dos métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário