A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

sexta-feira, 25 de março de 2011

TranformAÇÃO

Inicío com a pergunta:O teatro tem exercido um papel transformador?
Vamos entender o que significa o verbo tranformar.
Transformação de algo ou alguém é dar forma;converter; mudar.Um exemplo bem evidente é quando conhecemos uma pessoa cujo faz anos que não a vemos e quando nos encontramos com ela dizemos:Como ela mudou....está outra pessoa! É visível a mudança, a TRANSFORMAÇÃO de uma árvore frutífera, de um inseto e muitas vezes de uma pessoa.
Para acontecer esse processo de mudança alguns pontos devem estar presentes.
primeiro:ter um foco.Um objetivo.É preciso entender onde se está e onde quer chegar.
Depois, é essêncial buscar ferramentas para iniciar a mudança.
E por último o mais importante de tudo é ACREDITAR que tranformar é possível e AGIR.A ação é o que muda.
Agora que entendendemos o que é e como podemos chegar a tranformaçao,voltemos a falar de teatro transformador.
O teatro existe desde os primórdios.Surgiu como expressão corporal entre os homens como forma de comunicação.Logo o objetivo era comunicaçao.Precisavam se falar de alguma forma.E logo ,usavam de todas suas expresssoes corporais e facias possiveis.Tinham ação.Para que?Para quase tudo e principalmente para se alimentarem,sobreviverem.Precisavam formar e transformar alimentos.
Depois o teatro foi seguindo outros rumos.Hoje temos o teatro espetáculo , esse que assistimos em teatros ,que nos oferece entretenimento e conhecimento.Volto a pergunta ,existe sentido de trabsformação no teatro?
Ou será o teatro apenas como um parque de diversões, legal,gostoso e bonito?
Entendamos de onde vem a palavra teatro.Vem do grego théatron (lugar de onde se vê),deste modo podemos entender que este lugar é o símbolo do surgimento da democracia, pois este espaço traz consigo as raízes do diálogo. E para que o teatro se constitua em uma obra de arte, faz-se necessária a tríade teatral: o ator (aquele que exibe as palavras); o autor (aquele que diz algo, naquele momento, para alguém através do ator) e, é claro, o público (este que faz deste lugar chamado teatro o local apropriado para se estabelecer o diálogo a três).
Acredito no triálogo, toda vez que vejo o ressurgimento do teatro comprometido com um público .Isto é se colocar no lugar de espectador.Ser platéia .Observar e questionar se tal texto , tal espetáculo vai me trazer alguma coisa.Acreditar numa mudança na sociedade é mais do que montar bons epetáculos -é possível através do dia- a- dia de cada um que compõe este palco recheado de emoções, conquistas, erros, angústias e acertos, porque na vida é como um teatro e nem tudo sai conforme o esperado.Sobre tudo deve haver acão das personagens e principalmente do público em questionar , refletir e agir conforme necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário