Se eu te perguntar qual movimento você fez anteriormente antes de se sentar em frente do computador ,provavelmente voce nao se lembrará.Certo?Lembra se?Então, acrescentarei na minha pergunta qual foi a ultima perna e o ultimo braço que você mecheu e para qual direçao.
Sei que complicou!
A minha intenção é mostrar que não damos tanta atenção para os movimentos do corpo.A nossa fala FALA mais alto.Estamos condicionados a prestar atençao no que falamos,pelo menos mais do que no corpo.
Tem pessoas que não fala uma só palavra sem pensar na mesma.Esse é um padrão do mundo globalizado.E porque será deixamos o corpo de lado se ele também fala?
Exatamente o corpo tem muitas formas de dizer algo.Laban criou uma teoria que justamente diz isso.(Analise Laban do movimento),feita para entender porque fazemos tal movimento.Estamos gastando a energia necessária(Segundo Jung a energia que usamos em nosso corpo para mais ou a menos é capaz de desenvolver inúmeras patologias).
A vida é um constante movimento,deste modo essa teoria deve ser levada em consideração.
Ficar mechendo os braços de nada e para nada,não nos leva a nada.Leva nos a um momento de euforia.E assim cada movimento se expressa por si(Pierre Wels-O corpo fala).
Na dança é inprescindivel que saibamos tal teoria.Entender o movimento é uma obrigação e responsabilidade do bailarino e coreógrafo.Dançar lindamente sem sentido o publico terá emoção?
Cada passo não tem que ser elaborado com uma imensa precisão.Mas cada movimento precisa ter alguma elaboração.
Entender não basta.A consciê
ncia de que tal movimento representa tal emoçao não é suficiente.A dança precisa da conscência e da interiorização desta consciencia para só assim o movimento tornar se real e presente.Como assim?
Dançar por exemplo o Lago dos Cisnes ;um classico é obvio que a bailarina deve entender a história.Isso já é um bom começo.Agora dançar entendendo a historia e os movimentos isso já é o meio.E por último ,entender o contexto e lançar para dentro de si(interiorizar) não é o fim,mas o inicio da teoria de Laban e o COMEÇO de uma dança com propósitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário