A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

terça-feira, 29 de março de 2011

Crer desintoxica!

O ser humano tem a natureza ansiosa!Estamos o tempo todo pensando no que está por vir.Estamos pensamos no que faremos daqui a uma hora, um dia, um mês,um ano..etc...
Planejar faz parte da vida, é até saudável.O problema é quando a ansiedade traz angústia.
Vou falar de três acontecimentos simples,do cotidiano; que gera ansiedade.
Quando alguém presta um vestibular ou um concurso.Fica o tempo todo esperando pelo resultado.Se a ansiedade começa alterar seu peso ,fique esperto, está trazendo angústia.A ansiedade tomou conta!
Passar por uma cirurgia de risco é quase impossivel não ficar ansioso.Mas é possivel manter a calma depositando esperanças em Deus.
Perder um cachorro é tão normal hoje em dia como perder um celular.Mães perdem seus filhos.E o que fazer com essa ansiedade?Crer que ele volte!
Deixar a ansiedade agir,não ter esperança,ser isento de fé.é intoxicaçao de angústias.Um veneno para a alma.Mas tem cura!Está na hora de rever alguns conceitos.
Desintoxicar é preciso.
O único remédio capaz de eliminar toda forma de angústia não tem para vender mas está em todo lugar.Não tem medida e nem contra indicações.
Jesus Cristo quando morreu na cruz,levou todas nossas dores, doenças e angustias.
E porque tem pessoas que continuam sofrendo?
Poque insistem em acreditar em suas verdades.Verdades que não existem .E coisas inexistentes não trazem nada!Não trazem o filho perdido e nem o cachorro desaparecido!E ir atrás, procurar sem crêr é como prestar um concurso sem ter estudado!Milagres existem.Mas diheiro não cai do céu.
O caminho , a VERDADE e inclusive a vida com paz,sem angústias que intoxicam só é possivel em JESUS.
Pois Deus é minha esperança,minha confiança desde minha mocidade(Salmos 71:5)
Crer que Deus fará, e descansar

nele é um exercício constante.Vale a pena!
Estava indo atrás do meu cachorro,quando o perdi de vista só me restou voltar pra casa e acreditar que ele voltaria.
A fé é a certeza das coisas que não se ve e estão por vir!
Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus(Hb 4:9)
Antes deu terminar de escrever recebi a noticia que meu dog voltou!
Deus é fiel!

sexta-feira, 25 de março de 2011

TranformAÇÃO

Inicío com a pergunta:O teatro tem exercido um papel transformador?
Vamos entender o que significa o verbo tranformar.
Transformação de algo ou alguém é dar forma;converter; mudar.Um exemplo bem evidente é quando conhecemos uma pessoa cujo faz anos que não a vemos e quando nos encontramos com ela dizemos:Como ela mudou....está outra pessoa! É visível a mudança, a TRANSFORMAÇÃO de uma árvore frutífera, de um inseto e muitas vezes de uma pessoa.
Para acontecer esse processo de mudança alguns pontos devem estar presentes.
primeiro:ter um foco.Um objetivo.É preciso entender onde se está e onde quer chegar.
Depois, é essêncial buscar ferramentas para iniciar a mudança.
E por último o mais importante de tudo é ACREDITAR que tranformar é possível e AGIR.A ação é o que muda.
Agora que entendendemos o que é e como podemos chegar a tranformaçao,voltemos a falar de teatro transformador.
O teatro existe desde os primórdios.Surgiu como expressão corporal entre os homens como forma de comunicação.Logo o objetivo era comunicaçao.Precisavam se falar de alguma forma.E logo ,usavam de todas suas expresssoes corporais e facias possiveis.Tinham ação.Para que?Para quase tudo e principalmente para se alimentarem,sobreviverem.Precisavam formar e transformar alimentos.
Depois o teatro foi seguindo outros rumos.Hoje temos o teatro espetáculo , esse que assistimos em teatros ,que nos oferece entretenimento e conhecimento.Volto a pergunta ,existe sentido de trabsformação no teatro?
Ou será o teatro apenas como um parque de diversões, legal,gostoso e bonito?
Entendamos de onde vem a palavra teatro.Vem do grego théatron (lugar de onde se vê),deste modo podemos entender que este lugar é o símbolo do surgimento da democracia, pois este espaço traz consigo as raízes do diálogo. E para que o teatro se constitua em uma obra de arte, faz-se necessária a tríade teatral: o ator (aquele que exibe as palavras); o autor (aquele que diz algo, naquele momento, para alguém através do ator) e, é claro, o público (este que faz deste lugar chamado teatro o local apropriado para se estabelecer o diálogo a três).
Acredito no triálogo, toda vez que vejo o ressurgimento do teatro comprometido com um público .Isto é se colocar no lugar de espectador.Ser platéia .Observar e questionar se tal texto , tal espetáculo vai me trazer alguma coisa.Acreditar numa mudança na sociedade é mais do que montar bons epetáculos -é possível através do dia- a- dia de cada um que compõe este palco recheado de emoções, conquistas, erros, angústias e acertos, porque na vida é como um teatro e nem tudo sai conforme o esperado.Sobre tudo deve haver acão das personagens e principalmente do público em questionar , refletir e agir conforme necessário.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Seleção


A Atos Cia abre inscrição para seleção de elenco.


Inscriçoes e

Informações pelo e mail:atosciadancateatos@gmail.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

A vida pode dar dança!

A vida pode dar certo, ter sorriso de criança
A vida pode dar errado,ter corda bamba
A vida pode ter ritmo, ter esperança
A vida pode dar dança,pode dar samba

Ritmos ...
Espaços ,Movimentos
Danças , sentimentos



Os passos podem fluir em dança
A dança pode sarar a dor
Dor persistente clama
Vem,espirito consolador

A vida pode dar certo,pode dar dança!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Em meio ao fim.


O fim passa pelo meio
Nem todo meio chega ao fim
Todo fim tem um meio
A finalidade do fim é o meio
Meio, inteiro,fim ,iniciado
Retratos de uma vida
fato consumado.

Incompreensivel mudança
de uma natureza egoista
esquecida ,emudecida.
sem brilho,sem cor sem dança.

É o inicio do fim
Criaturas limitadas
Tecnologia ameaçada
Uma dor sem medida
Tempo de contratempos

Danças ameaçadas
sujeitos à escuridão
Olhos vertem água
Boca clama solidão


A luz existe -Não existem olhos visíveis.
Homem ilimitado-Fato consumado!



quarta-feira, 16 de março de 2011

O movimento com propósito

Se eu te perguntar qual movimento você fez anteriormente antes de se sentar em frente do computador ,provavelmente voce nao se lembrará.Certo?Lembra se?Então, acrescentarei na minha pergunta qual foi a ultima perna e o ultimo braço que você mecheu e para qual direçao.
Sei que complicou!
A minha intenção é mostrar que não damos tanta atenção para os movimentos do corpo.A nossa fala FALA mais alto.Estamos condicionados a prestar atençao no que falamos,pelo menos mais do que no corpo.
Tem pessoas que não fala uma só palavra sem pensar na mesma.Esse é um padrão do mundo globalizado.E porque será deixamos o corpo de lado se ele também fala?

Exatamente o corpo tem muitas formas de dizer algo.Laban criou uma teoria que justamente diz isso.(Analise Laban do movimento),feita para entender porque fazemos tal movimento.Estamos gastando a energia necessária(Segundo Jung a energia que usamos em nosso corpo para mais ou a menos é capaz de desenvolver inúmeras patologias).

A vida é um constante movimento,deste modo essa teoria deve ser levada em consideração.
Ficar mechendo os braços de nada e para nada,não nos leva a nada.Leva nos a um momento de euforia.E assim cada movimento se expressa por si(Pierre Wels-O corpo fala).

Na dança é inprescindivel que saibamos tal teoria.Entender o movimento é uma obrigação e responsabilidade do bailarino e coreógrafo.Dançar lindamente sem sentido o publico terá emoção?

Cada passo não tem que ser elaborado com uma imensa precisão.Mas cada movimento precisa ter alguma elaboração.

Entender não basta.A consciê

ncia de que tal movimento representa tal emoçao não é suficiente.A dança precisa da conscência e da interiorização desta consciencia para só assim o movimento tornar se real e presente.Como assim?

Dançar por exemplo o Lago dos Cisnes ;um classico é obvio que a bailarina deve entender a história.Isso já é um bom começo.Agora dançar entendendo a historia e os movimentos isso já é o meio.E por último ,entender o contexto e lançar para dentro de si(interiorizar) não é o fim,mas o inicio da teoria de Laban e o COMEÇO de uma dança com propósitos.

domingo, 13 de março de 2011

O sofrimento que dança em esperança.

O sofrimento parece ser uma caracteristica humana.Ja percebeu?
Sofremos quando perdemos alguém querido, sofremos quando um amigo está doente, sofremos quando somos reprovados em concursos, sofremos quando estamos desempregados ,sofremos quando recebemos um não.Sofremos por tantas coisas.Desde coisas relevantes a inúteis,como quando nosso time perde.Tem gente que sofre quando perde a novela.Esse sofrimento chama sofrimento dramatico.Tem gente que sofre quando perde o jogo.Esse sofrimento chama sofrimento incopetente. Tem gente que sofre quando erra um passo de dança.Esse sofrimento chama sofrimento passional.Qual seu sofrimento?
Não estou dizendo que sofrer é errado.Muitas vezes é essencial.Faz nos crescer .
A dor quando procedida do erro é uma ponte para o crescimento.
Existem tantas formas de sofrer.Desde os primordios o homem sofre.Sofreu porque nao sabia se comunicar.Começou a se expresar com o corpo.Teve que arrumar soluçao!Lado bom: hoje aquela expressao se transformou em dança.
Antes de Cristo os homens sofriam porque Adao e Eva pecaram e Deus os julgava e os condenavam.Lado bom: Não vejo (rs) Lado ruim:Ninguem merece ser condenado (rs)Mas de fato os homens não tinham um advogado que hoje temos -JESUS.
Inclusive o próprio Jesus sofreu na cruz.Lado ruim:Só para a carne de Jesus (digamos que não teve lado ruim para os homens)Lado bom: o sofrimento se transformou em vida eterna e salvaçao para todo ser humano que crê.
Atualmente, o Japão sofre.Milhares de pessoas com bolsos milionarios estao sofrendo e cometendo suicidio.Muitos com bolsos cheios,e com saude , familia também sofrem.
O que está faltando se não é dinheiro, falta de saude ou de familia para tantos que sofrem?
O que falta para você?
A esperança está escassa.Ja notou?Mas como ter esperança sem saber em quem te la ?
Você tem esperança e em quem?
Longe está Deus dos ímpios , mas escutará a oraçao dos justos(Provébio 14:29)



O único capaz de dar esperanças e logo a salvaçao é Deus atravé
s de Jesus Cristo.
Esperança não é dificil de ter, mas a certeza de que as coisas irão acontecer necessita da Fé.Não há esperança sem fé.Quando algo pareciso existe,as águas continuam dançando a 'morte do cisne".

O japão agora pede socorro.O povo ajuda como pode.Mas a única mão capaz de fazer milagres ,curar a dor, arrancar o sofrimento é a mão de Deus.

Se permita a errar o passo da dança,mas não se permita permanecer dançando errado.
Tenha esperança e fé que uma nova Dança nascerá e será boa perfeita e agradavel.
Porque Deus estará segurando seus pés.

quinta-feira, 10 de março de 2011

O que se dança as vezes DANÇA.

O que voce têm lido,assistido ou ouvido nesses últimos dias?
Qual foi o útimo espetáculo que você viu?
Qual a última a música que você ouviu?
Se você ligar a TV e estiver passando um jornal vai se informar sobre as tragédias pós carnaval ,algumas enchentes por aí no Brasil a fora,o crescimento desacelerado da economia,e se seu time de futebol ganhou.
Quer mais?
Se você ir a uma penitenciária e visitar presos, provavelmente vai ouvir o que não gostaria.Coisas do tipo vai tomar no c....
Caso você resolva ler um livro, pode optar pela escolha dele!Menos mal!
Ufa! Temos escolha na vida!Será que sabemos escolher o melhor?

Muitas vezes o melhor nao é o que nos faz rir,e nem o que nos dá prazer.
Com a dor e sofrimento podemos crescer e isso já é uma grande coisa!
Claro que crescer sem dor é muito bom!Crescer com ela também.Sabe porquê?A dor e o sofrimento traz sensibilidade.Ser sensivel é estar atento para sí e para o mundo.E nada é em vão,tudo tem um propósito.
A insensibilidade traz ignorância!Não é a forma com que vemos, ouvimos ou lemos que nos leva a algum lugar ou a lugar nenhum.Porém o conteúdo faz toda a diferença; está inserido no contexto!
Assistir uma mesma peça teatral dentro de um teatro é mais confortável do que assistir na rua,mas a mensagem que você entenderá é a mesma.Não muda!
Ler um livro ruim no seu quarto ou ler na casa da sua avó vai ser a mesma coisa.Todavia há exceçao.Derrepente é melhor ler na avó porque ela vai ficar falando com voce o tempo todo e vai te desconcentrar e voce vai ficar livre de entender o livro ruim."Salvo pelo gongo"alias pela avó(rs).

Nas últimas décadas as notícias ruins aumentaram; enchentes,tsunamis a amais recente (No Japão),terremotos,assassinatos crescem nos telejornais- os livros péssimos subiram nas vendas, e os estudantes caíram nas notas e nos vestibulares, graças a uma infinita biblioteca de harry potter, Rebeldes e BBB que são conteúdos exclusivamentes avassaladores.
A cultura não ficou de fora ,se degradou com muitas "obras de artes", como a peça "macaco quer banana","Monólogos da vagina","Zorra Total".E muitas outras que passam despercebidas do conciente individual porque já alcançou o coletivo como dizia Jung.
Passa a ser cotidiano , aceito e normal.

Se o que Você está acostumado a ver coisas de péssima qualidade e achar normal,o que pode ser anormal nesta vida?
Dançar o lago dos cisne?Assistir Shakeasperae E ler a bíblia por exemplo?Parece monótono não é mesmo? Mas o o monótono as vezes é o melhor.
Se voce ficou em dúvida ou optou pela primeira opçao,fique ATENTO que a falta de senso é prejudicial a saúde.DEUS adverte.
Te dou ouvidos para ouvir,olhos para enxergar e coração para entender.(Biblia)
O que você vai fazer deles ,é escolha sua.Mas o conteúdo que você escolhe têm ligaçâo direta com a qualidade de vida que voce têm.
O que você quer para sua vida?
O que aprendemos nos torna melhores ou piores.O que dançamos muitas vezes DANÇAMOS literalmente!
A vida muitas vezes é como um passo de dança as vezes só vai e não se volta.



sábado, 5 de março de 2011

A dança do carnaval

Sabe como se denomina a dança esporádica?Aquela que acontece só uma vez ao ano?Carnaval!
Isso mesmo a dança carnavalesca!Vale a pena dança la?
Toda dança nos é lícita,mas nem todas nos convém.
Entender a dança que se dança é uma obrigação do bailarino.Criar,coreografar sem ter ciência do que se trata é quase que tentar um suicidio com a arte .
A dança que se dança no carnaval é um suicio em massa.Estou sendo radical?
Estou tentando ser justa comigo,com meu corpo,e com os carnavalescos.
Radical é usar e abusar do seu corpo e no outro dia precisar dele e não poder contar com ele.Radical são as transgressoes que fazem a mercê de uma festa puramente fantasiosa,que leva apenas o homem a satisfaçao de sua carne.
Carnaval,o nome já diz que vem de carne.Além de uma festa pagã,no final tudo termina em pizza.Os acidentes aumentam,as mortes sobem,abortos aparecem ,brigas e violências são um mal necessário,drogas e doenças estão no disponíveis para doaçao.
No carnaval a pratileiras estão repletas de pessoas vazias,e quando a dança termina,estão cheias de vazios existenciais.
Aquele brother camarada,que bebeu ,sambou com você,morreu .O mano veio ,está em cana.O seu parceiro, sumiu.E a festa acabou!O que restou de você?Aliás, você restou?
Ainda há esperança, certo?Esperança de uma dança contínua, racional,alegre ,prazeirosa mas que no final haja luz e não termine no meio do caminho.
O caminho da perdiçao é atraente.O pecado é atraente.E seu preçonão é nada atraente, é a morte.
Concordo com o ditado popular que para "morrer basta estar vivo". Mas para viver é preciso ter sabedoria e discernimento .Assim também funciona para dança.
Dançar por prazer é perda de tempo.Dançar com propósito é tempo investido.
Ser feliz na dança é como escolher a música que irá dançar e para quem e para o que dançar.
Concordo que é uma escolha pessoal .Carnaval também é pessoal.A vida também é muito pessoal.A escolha que fazemos também .Vamos escolher bem a música.Somos livre.
Preste atençao na sua escolha!Ouça bem a música,procure entender a dançae se possível antes de começa la .
Não faça a escolha errada!Quando acabar o espetáculo, pode ser tarde.Sua vida pode não ser mais nada!
,