A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A morte e a saudade.

Amizade como a sua,, valeu a pena ter
Amizade como a sua valeu a pena esperar
valeu a pena sorrir,valeu a pena sofrer

Voce foi minha confidente fiel
Voce foi aquela pessoa que eu chegava chorando e saia sorrindo
Voce foi quem me fez sentir que na amizade o amor existe
Quando voce chorou , eu chorei
Quando Voce ficou magoada com aquele rapaz que "pisou" na bola eu tambem fiquei.
Quando voce pulava de ponta na piscina eu tambem pulava
Quando eu dançava , voce tentava(risos)

Quando voce tocava , eu quem tentava(mais risos)
Legal era quando voce tocava e eu dançava
Tinhamos afinidade, cumplicidade.Isso que importava.O resto era resto.

Voce olhava e ia dizer,eu já sabia.
Eu olhava ,e ia dizer, voce entendia.
Nossas conversas "visionarias"eram demais.
Hoje Voce está longe...mas sua lembrança está bem perto.
Hoje voce está morta, mas em minha memoria continua viva.
Voce deixou saudades.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Dança Teatro

A dança teatral é um tipo de dança que está mais preocupada com a presença, não com a fisicalidade apenas.Existe uma consciencia em todo movimento que se executa.E uma historia por trás. há um sentido sempre.
A expressão “Dança -Teatro” ( “Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referência é a realidade humana.”

O termo já tinha sido usado anteriormente na Alemanha ,entre 1910 e 1920, por alguns membros do movimento Expressionista de dança, que pretendiam distanciar esta nova forma de arte, das tradições do ballet clássico; entre eles, o pioneiro e o mais importante representante desta corrente de pensamento: Rudolf Von Laban. Posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bausch, de quem ela herda influências.


Num espetáculo de dança tetro contém dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama. Mas é a personalidade de cada coreógrafo, suas histórias, vivências, experiências , que vão dar à suas obras, um traço bastante peculiar, seja para imprimir o peso ou a leveza daquilo que pretendem retratar.

O maior expoente da dança teatro contemporânea é a coreógrafa Pina Bausch, que foi pioneira no estilo, tendo criado em 1973 a companhia Wuppertal Tanztheater, na cidade de Wuppertal, na Alemanha.


O nome dança teatro vem da Alemanha ,desde 1910 por alguns membros do movimento Expressionista de dança, que pretendiam distanciar esta nova forma de arte, das tradições do ballet clássico; entre eles, o pioneiro e o mais importante representante desta corrente de pensamento: Rudolf Von Laban. Posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bausch, de quem ela herda influências.

Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama. Mas é a personalidade de cada coreógrafo, suas histórias, vivências, experiências , que vão dar à suas obras, um traço bastante peculiar, seja para imprimir o peso ou a leveza daquilo que pretendem retrata.
Pina Bausch foi a pioneira da dança teatro contemporânea, na decada de 1970, tendo criado em 1973 a companhia Wuppertal Tanztheater, na cidade de Wuppertal, na Alemanha.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A culpa pede socorro!

Estamos vivendo uma situaçao de emergência!
Nao é nada confortável vermos situaçoes de desespero do próximo.Deveria ser imaginável pensar que as autoridades não estão fazendo nada, ou quase nada.Mas ,isso é mais do que real.
Não é minha funçao , intençao e nem pretensão culpar alguem..Falar,não é acusar.
Mas sempre quando algo dá errado,as pessoas procuram um culpado.Isso é inerente a alma humana.Culpar é a primeira reaçao de uma ação que era para ser diferente.Concordo!
Não culpar,é ser passivo?Não culpar é não estar nem aí para a situaçao?Não concordo!
Essa mentalidade é cega.Analfabeta!A culpa pede socorro!
Partimos de um princípio que se nada acontece por acaso, as tragédias também nao?
Porém as enchentes, os terremotos os maremoto são imprevisiveis.Mas é previsivel que isso um dia poderá acontecer.Fazer algo para nao acontecer é demais.Cansa!Melhor é fazer depois que acontecer.No Brasil tudo funciona depois.Previnir?Nem gravidez!
Dizer que é o fim do mundo matar filho,violentar crianças,chacinas e etc...pode parecer Clichê..mas é bem significativo dizer que são sinais..
Ignorância ou inverdade não imoporta.Ningém é dono da verdade absoluta.A vida pede socorro.O mundo tem urgência! Ignorancia e inverdade é dizer que tragedias como essa do Rio de Janeiro nao sao previsiveis.
De fato, é irrelevante a filosofia de achar um culpado.Se não achar a causa da "doença",não há como medicar.
Prevenção seria o ideal.Enquanto isso nao acontece,o remédio pode ser a solução.
Doar,levar,ir é muito eficaz,mas enquanto não arrancarmos o "mal pela raiz",a ferida vai embora e volta.As vezes, a dor pode ser maior.
Fazer o quê?
Não existe

uma receita pronta!Mas existe um Deus pronto para tudo e para todos.
Entender que só Jesus cura,salva e restaura ja é um grande passo.
Ficar pisando em falso é que não é legal.Quem gosta de cair?Cair machuca mas as vezes ée necessario.E enquanto o ser humano não entender que ele sozinho nao consegue se levantar.Literalmente ficará no buraco.
Deus está com as maos estendidas esperando uma oportunidade para levantar o homem.
Sua misericordia é inacabavel.
Porquanto o senhor teu Deus é Deus misericordioso, e não te desampará,nem te destruirá,nem se esquecerá do conserto que jurou a teu país.(DT 4:31)
Quem pode socorrer a culpa?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pra cada fibra muscular um exercício!

Primeiramente é preciso saber a diferença de atividade física e exercício físico.
Atividade Físca é um meio e Exercício é o fim.Um exemplo,trabalhando o indivíduo está fazendo atividade física,e ao dançar a pessoa está fazendo um exercício Físico.
O exercício é uma atividade ativa, portanto, demanda muita energia. A quantidade de ATP de reserva que se tem no organismo é muito pequena: só é capaz de ser utilizada em contrações que duram, no máximo, 3 segundos. Então, o organismo desenvolveu, ao longo dos milênios, a capacidade de ressintetizar o ATP.
A musculatura esquelética possui um sistema muito eficiente (de, aproximadamente, 20%) de transferência de energia química, do ATP, em energia mecânica, dos movimentos. A energia que obtemos para ressintetizar ATP vem dos alimentos.
Sabendo disso,a alimentaçao é importantissima para a obtençao de um bom resultado ao se realizar exercícios físicos.
Outro fator importante para o êxito de um bom resultado após os exercicios são os tipos de fibras musculares e tipos de exercicios que estão sendo relacinados.
Os mamíferos possuem miócitos do tipo I e do tipo II. As fibras musculares do tipo I têm características que as tornam adaptadas para exercícios aeróbicos; são as fibras lentas e vermelhas, pois possuem mais mioglobina.
As do tipo II são rápidas, adaptadas para exercícios de potência, principalmente a fibra do tipo II-B. A do tipo II-A é intermediária entre a do tipo I e II.
O que determina a fibra ser do tipo I ou tipo II é sua inervação, logo, isso é determinado geneticamente, porém, a mudança de II-A para II-B e vice-versa é bastante plástica e dependente de treinamento físico. Se um indivíduo treina aerobicamente, as fibras do tipo II-B se tornam II-A, pois se tornam mais parecidas com as do tipo I. Se o treino é anaeróbico, as fibras do tipo II-A se transformam em II-B.
Todos os músculos do organismo possuem proporções diferentes de fibras, dependo da ação dos mesmos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ano novo,dança nova!FELIZ 2014!!

Eu só tenho a agradecer a Deus......Obrigada  Deus pela vida, por me permitir chegar até aqui, obrigada Senhor Jesus pelo ar que respiro, pelas danças que dancei.....Ano novo, vida nova, dança nova!Nova DANÇA!Mudança...erros e acertos nos permitem refletir e a melhor conclusao que posso  chegar  até aqui é a de que  vivemos sobre a graça de Deus.Não sou independente,preciso de Deus!
Por isso  nossa vida muda, nao devido ao ano novo, de acordo com os nossos pensamentos  atitudes e a vondade de DEUS! Isso SEMPRE  nos traz novas possibilidades.
A mudança é um processo que requer QUERER.
Esperar o ano novo ,ou um dia a mais para acertar o alvo, pode ser tarde demais.Errar a mira é facil.O tempo determina o acerto.Errar o passo nao é dificil.Dificil é acertar o ritmo,o passo de uma nova dança.Isso exige mudança.
MUDE A DANÇA!
Eu nao quero uma mudança passageira e conveniente.Preciso de mudanças permantes e agradaveis,belas e que dizem alguma coisa, mesmo em meio ao caos ou ao nada.Que dizem na hora certa,no tempo certo. A "dança ajuda nisso!Determina o estilo.Ha tempo para toda dança(Eclisiastes)
Mudança traz ação toda ação é precedido de um pensamento.Estes norteiam toda a essência da mudança.Essa dança é valida!
Mudar as ações de pensamentos que não saem do lugar e não nos levam a nada é essencial para chegarmos em algum lugar.
Mudar nem sempre é necessário nem sempre dá certo.Nem sempre é o melhor caminho.Mas pode ser a melhor ideia quando os pensamentos e as atitudes precisam ser renovadas de paz e bom senso.
Quero o novo!Coisas velhas ja ficaram para traz!A vida exige novas danças!
Assim que alguém está em Cristo,nova criatura é:as coisas velhas já se passaram eis que tudo se fez novo.(II Corintios 5:17)
Caso contrário,os passos podem ser os mesmos,a coreografia a mesma ...iremos
"dançar" no ano novo.

Eu nao quero essa 'dança" quero a muDANÇA de uma nova DANÇA.
FELIZ 2014!!!

Pantomima Quem Sou Eu (Black Light) - DVD Cia. de Teatro Blessing - TEAT...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pequena História do Ballet




O ballet classico surgiu nos seculos XV e XVI, periodo renascentista.
A Itália e a França festejavam casamentos, celebrações de alianças politicas e de vitória em guerras ou união de terras.
No princípio, a nobreza italiana a recebia seus convidados em ricas celebrações que poderiam durar dias. A dramatização dos movimentos, os temas desenvolvidos e a dança pantomimica demonstravam os primeiros passos de uma estrutura e na altura,os espectaculos destacavam tanto a dança,como a mimica, o canto, a música com os instrumentos e a poesia.
Era com estes espectáculos pomposos que eles divertiam-se com seus convidados.
O primeiro Ballet de Corte foi apresentado no casamento do Duque de Milão com Isabel de Argon, no ano de 1489, e os pares apresentaram-se graciosamente com pequenos e delicados passos dificultados pelo vestuário pesado e ornamentado da epóca.
Em 1533, Henrique II, futuro rei de França, casou-se com a aristocrata italiana, Catarina de Médicis e foi assim que o baletto da corte italiana desembarcou na corte francesa.
Artistas italianos especializados vieram para compor a festa e apresentaram luxuosos espectáculos que tinham cenários, artistas, coreografias e direcção artistica dando ao casamento, uma organização teatral.
Em 1581, a propria Catarina de Médicis, produziu em França com direcção artistica de Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome adoptado em França, o ballet de corte, Ballet Comique de la Reine.
Apresentado em 15 de Outubro de 1581 no grande salão do Louvre, o bailado tinha como tema a Mitologia e baseava-se em Circe, uma feiticeira com poderes mágicos.
A dança alternava-se com o verso e com a musica e a estrutura de desenhos geometricos era seguida tendo a plateia a assistir ao espectaculo de um plano superior. O ballet teve duração de cinco horas e foi interpretado pelos nobres da corte e pela propria Rainha e damas de companhia.
Historicamente, Beaujoyeulx e seu bailado Ballet Comique de la Reine é reconhecido como o primeiro coreografo de Ballet e primeiro bailado com estrutura artistica devido ter havido um trabalho de composição de dança e canto com dramatização.
Houveram antes deste outros bailados e organizadores mas a historia para precisar qualquer acontecimento necessita de um ponto fixo no tempo e esta festa em especial para celebrar o casamento da irmã de Catarina de Médicis e devido a sua influencia foi considerada ponto de partida para o desenvolvimento do ballet