A Dança e o Teatro

Dancar e um questão de sopro.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A reflexão se torna essencial,quando a vida começa a deixar sua essencia.S.S

"Não existe verdadeira inteligência sem bondade."
-- Ludwig van Beethoven
"Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos."
-- Erasmo de Rotterdam
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
-- Mahatma Gandhi
Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
-- Pitágoras
William Shakespeare:"Do jeito que o mundo anda, ser honesto é (igual) a ser escolhido entre dez mil."
Partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstracta de princípios e elevação concreta de alguns cidadãos.
Carlos Drummond de Andrade

Pina :Obra e morte.

Pina Bausch nasceu na cidade de Solingen, oeste da Alemanha, em 27 de julho de 1940. Nasceu Josephine Bausch mas, logo no início da carreira, mudou seu nome. As primeiras apresentações lúdicas com o balé infantil ocorreram em Wuppertal e Essen. Com 15 anos, iniciou sua formação de dança na Folkwangschule de Essen, fundada pelo célebre coreógrafo Kurt Joos, em 1955.
Pouco tempo depois, no início da década de 60, ganhou notoriedade na Metropolitan Opera de Nova Iorque e na Juillard School Music, aonde apresentou seus espetáculos de dança. Nos anos 70, Pina criou novas formas e estilos no teatro e na dança. Dez anos mais tarde, seu trabalho ganhou, na Alemanha, a mesma importância que o teatro falado e caracterizou o país como berço do segmento artístico.
Pina Bausch era considerada a grande dama da dança contemporânea alemã, já que tinha um estilo expressionista único que, no início de sua carreira, provocou grandes polêmicas, antes de ser reconhecido mundialmente. O teatro-dança, como a maioria denomina, foi a principal contribuição dela. Pina, no entanto, se referia a uma abordagem psicológica individual.

A companhia de Pina Bausch esteve pela última vez no Brasil em 2006 e deve voltar para shows em São Paulo, em setembro, quando mostrará duas obras importantes na carreira da coreógrafa: "Café Müller", peça de 1978, e "A Sagração da Primavera", de 1975, com música de Igor Stravinsky. Trata-se do mesmo programa que Bausch e seu grupo de Wuppertal apresentaram no Brasil em 1980, na primeira turnê da companhia no País. Emocionado, Daniel Granieri fala sobre a personalidade de sua madrinha na dança.

Por Rodrigoh Bueno

Logo no fechamento do jornal tivemos a notícia do falecimento de Pina Bausch e ocorreu falar com o amigo Daniel Granieri, que esteve em dois trabalhos com a coreógrafa. A surpresa foi que o ator não sabia do ocorrido e, emocionado, revelou traços desconhecidos da criadora do teatro-dança.
"Estive em dois trabalhos com a Pina Bausch no Brasil e me impressionou a forma como ela lidava com as pessoas. Para mim, ela é mais do que a criadora do teatro-dança, pois seu trabalho em performance também é único. Ela renovou a dança contemporânea e se tornou uma grande formadora de opinião mundial em artes do corpo", disse.
"Mas a principal característica que atribuo a ela é o poder de unir através da dança. Ela fez o que muitos estadistas não conseguiram: unir raças e difundir a cultura de povos tão diferentes. Dona de uma humildade impressionante, ela deixava claro para todas pessoas - e tratava todos absolutamente da mesma forma - que se o trabalho artístico não é feito com verdade, não vale a pena fazer. O que importa é levar para o palco a essência do ser-humano e isso ela fazia muito bem. Ela destacava nas pessoas o que elas tinham de melhor", revela.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

História da dança
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

Dança e educação
Rodrigo Amorim(2000) considera a educação como evolução e transformação do indivíduo, considerando a dança como um contínuo da Educação Física, expressão da corporeidade e considerando o movimento um meio para se visualizar a corporeidade dos nossos alunos, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas. O educador físico se utiliza da dança mas no aspecto biológico que é sua área de atuação.

É preciso deixar claro que professor de educação física não é professor de dança. Apesar deste profissional se utilizar da dança como instrumento, em academias de ginástica para obter condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida por exemplo. Os cursos de Educação Física não formam ou qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo, muito menos professor destas atividades artisticas.

É preciso que os profissionais de educação física tenham este respeito ético, pois não são artistas muito menos professores de qualquer atividade artística inclusive de dança.

O ensino da dança nas escolas brasileiras deve ser abordado dentro do conteúdo Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br)constitui componente curricular obrigatório, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e, para o ensino médio, além destas linguagens já citadas, há a inclusão das Artes Audiovisuais. (PCN - BRASIL, 2000, p.46)

A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar e deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.

A dança é uma área de conhecimento autônoma, até mesmo dentro das Artes, e é preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista

Classificação e gêneros

Dança BharatanatyamVárias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

Quanto ao modo de dançar:
dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).
Quanto a origem:
dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a finalidade:
dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing);
dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado);
dança social (ex.: dança de salão, axé);
dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi).
[editar] Ballet de repertório
O Lago dos Cisnes
O Quebra Nozes
A Bela Adormecida
Don Quixote
Giselle
Romeu e Julieta
La Sylphide
Coppélia
Petrushka
Spartacus
A Sagração da Primavera
Pássaro de Fogo
Harlequinade
La Fille Mal Garde
La Bayadère
Satanela
Paquita
Diana e Acteon
Chamas de Paris
Le Espctre De La Rose
Le Corsarie
Les Sylphides
La Esmeralda
Este artigo é um esboço sobre Arte ou História da arte.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dança teatro nas escolas...

As aulas de teatro e Dança nas escolas além de levar técnicas para encenações-formaçao de artistas- são grandes instrumentos de contribuição no processo educativo destas crianças e adolescentes.
Após uma análise na prática como professora, constatei que o desenvolvimento de ambas as artes simuntâneas proporcionam um qualificado desempenho destes escolares;aumentando a percepçao e a conciência de sí e do mundo e isso os possibilita uma intereçao com a sociedade de forma equilibrada, consciente e justa.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

Índice [esconder]
1 História da dança
2 Dança e educação
3 Classificação e gêneros
4 Ballet de repertório
5 Ver também


[editar] História da dança
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.

Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

[editar] Dança e educação
Rodrigo Amorim(2000) considera a educação como evolução e transformação do indivíduo, considerando a dança como um contínuo da Educação Física, expressão da corporeidade e considerando o movimento um meio para se visualizar a corporeidade dos nossos alunos, a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, através de diversificações e complexidades, o professor possa contribuir para a formação de estruturas corporais mais complexas. O educador físico se utiliza da dança mas no aspecto biológico que é sua área de atuação.

É preciso deixar claro que professor de educação física não é professor de dança. Apesar deste profissional se utilizar da dança como instrumento, em academias de ginástica para obter condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida por exemplo. Os cursos de Educação Física não formam ou qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo, muito menos professor destas atividades artisticas.

É preciso que os profissionais de educação física tenham este respeito ético, pois não são artistas muito menos professores de qualquer atividade artística inclusive de dança.

O ensino da dança nas escolas brasileiras deve ser abordado dentro do conteúdo Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br)constitui componente curricular obrigatório, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e, para o ensino médio, além destas linguagens já citadas, há a inclusão das Artes Audiovisuais. (PCN - BRASIL, 2000, p.46)

A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar e deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.

A dança é uma área de conhecimento autônoma, até mesmo dentro das Artes, e é preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.

[editar] Classificação e gêneros

Dança BharatanatyamVárias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

Quanto ao modo de dançar:
dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado).
Quanto a origem:
dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a finalidade:
dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing);
dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado);
dança social (ex.: dança de salão, axé);
dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi).
[editar] Ballet de repertório
O Lago dos Cisnes
O Quebra Nozes
A Bela Adormecida
Don Quixote
Giselle
Romeu e Julieta
La Sylphide
Coppélia
Petrushka
Spartacus
A Sagração da Primavera
Pássaro de Fogo
Harlequinade
La Fille Mal Garde
La Bayadère
Satanela
Paquita
Diana e Acteon
Chamas de Paris
Le Espctre De La Rose
Le Corsarie
Les Sylphides
La Esmeralda
[editar] Ver também
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Pina Bausch Vida e Obra

Pina Bausch:

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Pina Bausch: para que o espectador se reconheçaEla revolucionou o mundo da dança. O “principal produto alemão de exportação“ dança e coreografa em todos os continentes. Mesmo assim, Pina Bausch – altamente talentosa e premiada – se mantém fiel à cidade de Wuppertal.






Os dançarinos em cena não dançam. Correm. Gritam e riem, contam piadas. Alguém derrama água e joga terra no chão do palco. Talvez até cresça grama ali. Piruetas velozes e pernas esticadas para o alto são coisas inexistentes numa encenação dessas. Mas seres humanos – pessoas vivas com medos, amor, tristeza e fúria. "O que me interessa não é como as pessoas se movem, mas sim o que as move”, resume Pina Bausch o propósito de seu trabalho. A artista que se veste permanentemente de preto e calça número 41 é considerada uma das coreógrafas mais importantes do século 20.
No princípio era o nada
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Elenco internacional: Ditta Miranda Jasjfi e Fernando Suels, em peça de 2003A dançarina Pina Bausch rompeu radicalmente com o balé clássico e se voltou contra a tradição da Modern Dance. Essa mulher virou todo o mundo da dança de pernas para o alto em seus 40 anos de trabalho. Teatro-dança é como a maioria denomina o que ela faz. Pina Bausch, no entanto, se refere a uma "abordagem psicológica individual". Cada peça é um novo apelo para que o espectador "confie em si mesmo, se enxergue e se sinta".
Embora a coreógrafa já tenha encenado mais de 30 peças e criado uma nova linhagem da dança, seu trabalho não se torna rotineiro e sempre está ligado a um certo risco. O medo não cessa: medo de fracassar, medo de não terminar a tempo. Afinal, "no princípio era o nada".
Sua carreira começou com aulas de balé. Nascida em 1940, em Solingen, filha de um dono de restaurante, Phillipine Bausch gostava de passar seu tempo debaixo da mesa. Ela costumava passar horas a fio no restaurante dos pais observando os fregueses. "Eu não queria ir para a cama."
Desde cedo se entusiasmou pela dança. As primeiras apresentações lúdicas com o balé infantil ocorreram em Wuppertal e Essen. Com 15 anos, iniciou sua formação de dança na Folkwangschule de Essen, fundada pelo célebre coreógrafo Kurt Joos.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Essen: Escola Superior Folkwang para Música, Teatro e DançaQuando Pina Bausch se recorda desse período, fala de uma "época excitante". Em Kurt Joos, ela encontrou ao mesmo tempo o "legendário renovador da dança expressiva", um mentor e uma pessoa de confiança. Além disso, especialmente inspiradora era a atmosfera criativa da escola, que até hoje une sob o mesmo teto todas as artes: teatro, música, dança, gravura e pintura. "A gente convivia, enxergava  escutava os demais, aprendia um com o outro", lembra Pina.
Em seus trabalhos tardios, ela viria a conjugar inúmeros elementos de dança, música, linguagem e teatro. Mas, antes de mais nada, a estudante concluiu o curso de Dança e Pedagogia em Dança no ano de 1958. E viajou imediatamente depois aos Estados Unidos, após ter recebido um prêmio de distinção e uma bolsa de studos da Folkwang.
"Special student" Pina Bausch
"Não me senti nem um pouco sozinha em Nova York", conta ela. Afinal, a "special student" Pina Bausch mal teria tempo para tal. Ela estudou com Antony Tudor e José Limón, dançou na Juillard School of Music e na Metropolitan Opera.

A pedido de Kurt Joos, a jovem dançarina retornou à Alemanha em 1962. E começou a dançar como solista no recém-fundado balé da Folkwang, apresentando-se em Amsterdã, Hamburgo, Londres e no Festival de Salzburgo. Na época, a dançarina ainda não pensava em encenar, embora seus primeiros trabalhos como coreógrafa viessem a surgir alguns anos depois.
Foi com uma bota de sete léguas que Pina Bausch avançou de suas primeiras encenações bem-sucedidas de teatro-dança até o posto de coreógrafa e diretora do corpo de baile de Wuppertal. Após ter recebido o primeiro prêmio num concurso de coreografia de Colônia, ela assumiu a direção do estúdio de dança da Folkwang. Bausch tinha 33 anos quando foi contratada para dirigir o Balé do Teatro de Wuppertal, em 1973.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Companhia de teatro-dança de WuppertalA ousadia de vanguarda da jovem coreógrafa chocou inicialmente grande parte do público. O que ocorria no palco muitas vezes não era aquilo que constava do programa impresso. Os bailarinos não necessariamente dançavam, mas, no mais, pareciam fazer de tudo... O público expressava sua indignação vaiando ou retirando-se do recinto, sem esquecer de bater a porta. Até telefonemas anônimos com ameaças ela chegou a receber.



A ruptura de tradições foi uma tarefa árdua, sobretudo num teatro subvencionado pelo Estado. Mas Pina Bausch não se deixou dissuadir de sua concepção de dança, para a qual não existem instruções de uso. Sua versão de Iphigenie auf Tauris (Ifigênia em Táuris), de 1974, foi recebida pela crítica como um dos acontecimentos mais importantes da temporada de dança.


Cavaleira da Legião de Honra

Com uma montagem de Brecht e Weill, Pina Bausch rompeu definitivamente com todas as formas tradicionais do teatro-dança em 1976. Ela se voltou para uma dança cênica obstinada e contundente, diretamente ligada ao teatro falado. Colagens de música popular, clássica, free jazz e enredos fragmentários culminaram numa nova forma de encenação, caracterizada por ações paralelas, contraposições estéticas e uma linguagem corporal incomum para a época.
Sua companhia se tornou a principal representante da dança da Alemanha Ocidental no exterior. Turnês em todos os continentes foram e continuam tendo uma recepção altamente entusiástica. Pina Bausch começou a acumular prêmios de todas as espécies, como o Prêmio Europeu de Teatro, o Praemium Imperiale japonês, a Cruz de Mérito do governo alemão, a condecoração da Legião de Honra, apenas para citar alguns.
Sua comunidade internacional de fãs continua crescendo e se reúne em Wuppertal, o novo local de peregrinação do teatro-dança. Nos palcos internacionais, a companhia de Bausch já se apresentou em co-produções com universidades de dança dos Estados Unidos, do Hong Kong Arts Festival, da Expo 1998 em Portugal, do Theatre de la Ville de Paris e muitos outros.


Cada montagem é única

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Companhia de teatro-dança de Wuppertal"Cada peça é diferente, mas profundamente ligada a mim", descreve Pina Bausch sua acepção de teatro-dança. Seu trabalho combina tristeza e desespero calado com "a expressão calorosa do amor à vida", descreveu uma crítica. "Os temas permanecem os mesmos; o que muda são as cores", explica a coreógrafa. Ao narrar, ela se mantém fiel a determinados princípios: ações simultâneas, marcação das diagonais do palco, repetições propositais e suspense dramático por meio de contraposições e progressões.
Apesar dos êxitos das últimas décadas, a coreógrafa e dançarina prossegue seu trabalho incansavelmente. "A única coisa a fazer é realizar o trabalho junto com os dançarinos, de modo que cada apresentação seja um prazer. E isso tem que ser retrabalhado todas as noites."
Marcus Bösch (sm)















Marcus Bösch (sm)



tudo é dança


domingo, 24 de janeiro de 2010

Não quero levar a vida,não quero que ela me leve,quero apenas viver...


Viver com vontade,desejar o que tenho,alcançar meus objetivos ,ouvir à Deus.

Viagens

Viajar é bom

É transferencia dos pensamentos -sensaçao
Viajar tem que ser mais do que mudanças de corpos,espaço,tempo...
 precisa ter um ato
uma paixão
um contato
uma ilusao
um fato
um perdao
um amor
desilusao...inesquecivel quando se viaja com a mente ,o corpo e o coraçao.

sábado, 16 de janeiro de 2010

ockquote>Ainda que eu fale a lingua dos anjos, ainda que eu tenha todas as riquezas deste mundo, se eu nao *dançar, se eu nao AMAR eu nada sou..

Haiti

O Haiti não é aqui...? Nao tem porque suplicar , crer, nao tem o quê?!
Sem espaços ,criam atos usam espinhos venenosos deramam sangue sem temor ,agridem inocentes tremem com a fé.
Fazem planos de um futuro com pedaços e retratos, ficam à beira do abismo.
O Haiti não é aqui...!?
O Haiti é aqui, lá,ali ,do Norte ao Sul,tremores,guerras desamores, perdas, sofrimentos e dores.
É cultura milenar,genética do pecado,de mãe ao filho,do negro ao branco, do rico ao pobre do ateu ao a toa.
É a fé abalada,um povo destemido.
As corrente se tornam fortes, a carne , fraca ...
O Haiti é...!?
O Haiti não é aqui,não é para os homens de fé - mesmo que muralhas caiam, mesmo que enchentes aconteçam, ainda há esperança debaixo dos solos, ainda há esperança debaixo das pedras - mesmo que pela noite a rosa fere a vida ; de manhã, o amor supera a dor.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Escola de dança

A atos cia dança teatro, iniciará com a escola de dança a partir de Fevereiro.
Modalidades e turmas:

*Baby class
*Ballet classico iniciante
*Ballet classico intermediario
*Ballet contemporaneo
*Ballet moderno
Dança de salao
* Tango entre outros
Inicio em Fevereiro com vagas limitadas!
Garanta sua vaga fazendo a pré inscriçao pelo
e mail:sianasubtilpr@yahoo.com.br